Urgência pediátrica do Hospital Amadora Sintra encerra durante a noite

A urgência pediátrica do Hospital Amadora Sintra encerrou na noite de sexta-feira, e passa a funcionar apenas durante o dia, entre as 8:00 e as 20:00. Uma decisão tomada entre o delegado de saúde da Amadora e a Administração Regional de Saúde de Lisboa, depois de terem aparecido alguns profissionais de saúde suspeitos de estarem infectados com o novo coronavirus.
 
Por precaução foram recolhidas análises a todos os profissionais que trabalham na urgência pediátrica do Hospital. Os que apresentam sintomas ficam em casa e os restantes cujos resultados foram negativos podem regressar ao trabalho.
 
Enquanto a situação não normalizar todos os casos clínicos urgentes da pediatria serão encaminhados para os hospitais Santa Maria e Dona Estefânia.

Fonte: www.sic.pt
 

Grupometal apoia Hospitais nacionais oferecendo milhares de viseiras para profissionais de saúde

Este é o resultado dos últimos dias de trabalho, desenvolvido em parceria com outras entidades que envolveu também o Clube Desportivo de Rio de Mouro, Rinchoa e Mercês.
Dezenas de colaboradores da Apametal, familiares e amigos apoiam esta iniciativa e juntos conseguiram produzir milhares de viseiras para hospitais de todo o pais.
Vamos continuar a atualizar estes números, pois o nosso objetivo é apoiar todos os profissionais de saúde, no combate ao COVID 19.

Autarquia disponibiliza serviço gratuito de apoio a idosos

 

Os idosos estão identificados como grupo de risco e, por isso, mais vulneráveis ao surto de Covid-19. A pensar nas necessidades deste grupo etário a Câmara Municipal de Sintra disponibiliza a Linha Sintra Sénior (800 206 275), um serviço gratuito, disponível 24h e todos os dias da semana.
 
Este serviço receciona, encaminha e apoia os munícipes em questões relacionadas com idosos residentes no concelho de Sintra: com visitas domiciliárias, contactos e articulação com parceiros e outros serviços da autarquia.
 
Os objetivos do programa visam, além de, apoiar, informar, esclarecer e orientar o idoso e/ou a sua família:
 
- acompanhar situações promovendo um trabalho de parceria em articulação com as entidades envolvidas;
- encaminhar as situações para as instituições, articulando com os serviços disponíveis na comunidade;
 
- apoiar e combater o isolamento e a solidão;
 
- estabelecer pontos de diálogo entre pessoas e entre instituições, no sentido de garantir a eficácia da resposta
 
- promover a reflexão sobre os problemas apresentados, no sentido de contribuir para a procura de respostas e para a compreensão dos fenómenos relacionados com o envelhecimento.
 
 
Linha Sintra Sénior: 800 206 275

Fonte: Câmara Municipal de Sintra

Marcelo Rebelo de Sousa visitou Unidade de Pedopsiquiatria do Centro de Saúde de Queluz

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa visitou, no passado dia 15 de Outubro, Unidade de Pedopsiquiatria do Centro de Saúde de Queluz.

Inaugurada em Dezembro de 2017, esta unidade dispõe de salas de consulta, espaços de terapia e locais de atendimento para os mais novos, onde, de acordo com o que as suas patologias exigem, passam a ter um acompanhamento mais eficaz por parte dos técnicos e médicos do Hospital Fernando Fonseca.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “esta é uma estrutura de excelência, integrada na comunidade, que devia ser multiplicada por todo o país" e fez um apelo duplo declarando que "Portugal não pode continuar a ser dos países nomeadamente da Europa com piores indicadores" nesta matéria.

"O primeiro apelo é aos políticos, todos eles, deste momento e do futuro: que olhem mais para a saúde mental. Eu sei que os recursos são escassos e que há muitos desafios no domínio da saúde, mas a saúde mental é fundamental. É fundamental e quanto mais cedo se começar melhores são os resultados obtidos", afirmou.

"O segundo apelo é às portuguesas e aos portugueses, porque naturalmente que os políticos darão maior importância se os portugueses derem maior importância".

Acompanhado pelo vereador da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Quinta Nova, pela diretora Geral de Saúde, Graça Freitas, pelo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, pelo presidente do Conselho de Administração do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Francisco Velez Roxo, pela presidente da ACES Sintra, Maria Clara Pais, e pela diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Teresa Maia, o Presidente da República visitou as salas onde decorrem as atividades com crianças e com adolescentes.

A Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Fernando Fonseca representa um modelo de boas práticas em saúde mental ao oferecer respostas terapêuticas diferenciadas num espaço que pretende ser de ligação do hospital à comunidade e aos cuidados de saúde primários e acessível à população.

O Centro de Saúde de Queluz foi construído pela pela autarquia de Sintra num investimento superior a 1 milhão e 100 mil euros, com financiamento de 70% da Administração Central e 30% da autarquia que cedeu também o terreno e foi responsável pelo projeto e pela obra.

A unidade de saúde, inaugurada em dezembro de 2017, abrange cercas 30 mil utentes e engloba a primeira unidade de pedopsiquiatria do concelho de Sintra.

Ver mais informação sobre o projeto cofinanciado https://www.cm-sintra.pt/portugal-2020#instalação-da-unidade-de-saúde-de-queluz

Fonte:Câmara Muncipal de Sintra

Oportunidades de Negócios entre Portugal e Irão em debate em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra promove o seminário “Cooperação Estratégica e Oportunidades de Negócios entre Portugal e Irão” que se realiza no dia 3 de outubro, às 14h45, no Palácio de Valenças, na vila de Sintra.

Este seminário conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e de membros da embaixada do Irão.

No âmbito da estratégia da autarquia para promover as relações empresariais entre o tecido empresarial do concelho e de outras economias, esta iniciativa insere-se numa estratégia global, que tem como objetivo conhecer as potencialidades de negócios e investimentos no Irão, num quadro de internacionalização da economia sintrense, e apoiar a diversificação dos setores de negócio do tecido empresarial do município.

Fonte: Câmara Municipal de Sintra

Ligação de Belas ao mar começa a ganhar forma

A nova ligação entre Belas e a foz do Rio Jamor começa a ganhar forma. Basílio Horta percorreu esta segunda-feira parte do trajeto que integra o Eixo Verde e Azul, projeto que cria uma nova via pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira, em Belas, e a foz do Rio Jamor.

Este trajeto, que se inicia no futuro parque municipal da Serra da Carregueira, está em desenvolvimento ao longo do Rio Jamor até à foz, no concelho de Oeiras.

O Parque Urbano Felício Loureiro em Queluz, estando situado nas margens do rio, será parcialmente integrado neste percurso de mobilidade suave.
Esta primeira empreitada do projeto em execução implicou um investimento superior a 1 milhão e 700 mil euros, estando a sua inauguração prevista para abril do próximo ano.

O Eixo Verde e Azul implica um investimento de cerca de 11,3 milhões de euros no município de Sintra e beneficiará directamente um total 60 mil cidadãos.

“Este é um projeto estruturante para Sintra, que promove a conetividade ecológica em meio urbano, salvaguarda os riscos de cheias e protege o património histórico-cultural e é também um importante instrumento para romper com o passado, devolvendo assim o espaço público às pessoas e valorizando as nossas cidades e vilas”, destacou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

 

Fonte: Camara Municipal de Sintra

O projecto de requalificação do Sintra Cinema, situado no bairro da Portela, foi apresentado publicamente nas instalações do Urbanismo da Câmara Municipal de Sintra.
Com uma área de intervenção de 2.700 metros quadrados, o projecto prevê a transformação do Sintra Cinema numa unidade hoteleira, com 54 quartos (108 camas), com a zona envolvente a ser destinada a um auditório, com capacidade para 200 lugares, num novo corpo que inclui 1500 m2 de superfície comercial, apoiados por 93 lugares de estacionamento em cave (dois pisos).
Para o arquitecto Salvador Martins, o projecto apresentado foi encarado como uma intervenção de requalificação urbana, “com a transformação do icónico Sintra Cinema no Sintra Auditorium”, mas não apenas de mera reabilitação de um edifício que será reconvertido para unidade hoteleira, mantendo a fachada. Para o efeito, foi  tido em consideração o que seria vantajoso “para todo o quarteirão em termos urbanísticos, de circulação viária e pedonal”. Segundo o arquitecto, o programa definido pretendeu, para além da requalificação urbana, “a regeneração da malha urbana, recuperação da fachada do Sintra Cinema, criação de valor arquitectónico, redimensionamento dos passeios públicos e introdução de programa dinamizador”. A solução apresentada visou “o equilíbrio de massas entre os dois volumes, o do Sintra Cinema e o novo a ser criado para rematar esta frente de rua, com a interligação dos dois corpos através de um volume horizontal”, salientou o arquitecto, para quem foi tido em atenção “o desafogo ao nível da circulação viária”.
O novo volume inclui o auditório, que será cedido, em moldes a definir, ao município, sendo envolvido por áreas comerciais.  “Com esta intervenção, o quarteirão fica equilibrado, justo e bem tratado”, reforçou o autor do projecto, referindo-se a uma zona ocupada por uma vivenda em estado de degradação e um terreno ao abandono, paredes-meias com o Sintra Cinema. 
Segundo José Justino, esta solução irá, finalmente, “viabilizar a reabilitação do Sintra Cinema, assim como a requalificação de um quarteirão nobre da Vila de Sintra”. Este projecto, por incluir uma oferta hoteleira, comercial e de cariz cultural, deverá “ter um efeito catalisador na oferta de serviços de apoio complementares, criando mais de uma centena de postos de trabalho e uma nova dinâmica no próprio bairro da Portela de Sintra”. O sócio-gerente da Valreal adiantou que a presente informação prévia será transformada, oportunamente, num pedido de licenciamento e espera, “muito em breve, conseguir iniciar a construção deste projecto”. Questionado pelos jornalistas, José Justino frisou que não é possível quantificar o montante do investimento, “depende também da categoria dada ao hotel”, que deverá ter o estatuto de três ou quatro estrelas. Também não está decidido, ainda, se será a própria Valreal a assumir a gestão do hotel ou entregará a concessão a um operador.
Quanto ao avanço das obras, o presidente da Câmara, Basílio Horta, estimou que os trabalhos possam arrancar até ao final do corrente ano. O edil rejeitou que o projecto possa aumentar as dificuldades de circulação na zona da Portela de Sintra, porque, para além da criação de 93 lugares de estacionamento,  “a própria rua é objecto de intervenção por forma a garantir a fluidez do trânsito”. Durante a apresentação do projecto, o autarca sintrense realçou que “a Câmara não é indiferente à existência de espaços, em zonas nobres, abandonados, nem este nem outros que ainda se mantém, que devem ser requalificados e devolvidos à população”. O projecto agora apresentado, segundo o autarca, “é uma parceria entre o interesse privado e o da comunidade”. Para o edil, um espaço ao abandono, “sem qualquer dignidade para o coração de Sintra”, é transformado num “projecto muito bonito” que, ao mesmo tempo, “é uma oferta cultural muito importante”. O auditório vai funcionar, revelou, como “um teatro municipal, onde os nossos grupos possam fazer ensaios” e apresentar a sua programação.
 
João Carlos Sebastião