Urgência pediátrica do Hospital Amadora Sintra encerra durante a noite
Fonte: www.sic.pt
Grupometal apoia Hospitais nacionais oferecendo milhares de viseiras para profissionais de saúde
Este é o resultado dos últimos dias de trabalho, desenvolvido em parceria com outras entidades que envolveu também o Clube Desportivo de Rio de Mouro, Rinchoa e Mercês.
Dezenas de colaboradores da Apametal, familiares e amigos apoiam esta iniciativa e juntos conseguiram produzir milhares de viseiras para hospitais de todo o pais.
Vamos continuar a atualizar estes números, pois o nosso objetivo é apoiar todos os profissionais de saúde, no combate ao COVID 19.
Autarquia disponibiliza serviço gratuito de apoio a idosos
Fonte: Câmara Municipal de Sintra
Marcelo Rebelo de Sousa visitou Unidade de Pedopsiquiatria do Centro de Saúde de Queluz
No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa visitou, no passado dia 15 de Outubro, Unidade de Pedopsiquiatria do Centro de Saúde de Queluz.
Inaugurada em Dezembro de 2017, esta unidade dispõe de salas de consulta, espaços de terapia e locais de atendimento para os mais novos, onde, de acordo com o que as suas patologias exigem, passam a ter um acompanhamento mais eficaz por parte dos técnicos e médicos do Hospital Fernando Fonseca.
Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “esta é uma estrutura de excelência, integrada na comunidade, que devia ser multiplicada por todo o país" e fez um apelo duplo declarando que "Portugal não pode continuar a ser dos países nomeadamente da Europa com piores indicadores" nesta matéria.
"O primeiro apelo é aos políticos, todos eles, deste momento e do futuro: que olhem mais para a saúde mental. Eu sei que os recursos são escassos e que há muitos desafios no domínio da saúde, mas a saúde mental é fundamental. É fundamental e quanto mais cedo se começar melhores são os resultados obtidos", afirmou.
"O segundo apelo é às portuguesas e aos portugueses, porque naturalmente que os políticos darão maior importância se os portugueses derem maior importância".
Acompanhado pelo vereador da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Quinta Nova, pela diretora Geral de Saúde, Graça Freitas, pelo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, pelo presidente do Conselho de Administração do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Francisco Velez Roxo, pela presidente da ACES Sintra, Maria Clara Pais, e pela diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Teresa Maia, o Presidente da República visitou as salas onde decorrem as atividades com crianças e com adolescentes.
A Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Fernando Fonseca representa um modelo de boas práticas em saúde mental ao oferecer respostas terapêuticas diferenciadas num espaço que pretende ser de ligação do hospital à comunidade e aos cuidados de saúde primários e acessível à população.
O Centro de Saúde de Queluz foi construído pela pela autarquia de Sintra num investimento superior a 1 milhão e 100 mil euros, com financiamento de 70% da Administração Central e 30% da autarquia que cedeu também o terreno e foi responsável pelo projeto e pela obra.
A unidade de saúde, inaugurada em dezembro de 2017, abrange cercas 30 mil utentes e engloba a primeira unidade de pedopsiquiatria do concelho de Sintra.
Ver mais informação sobre o projeto cofinanciado https://www.cm-sintra.pt/portugal-2020#instalação-da-unidade-de-saúde-de-queluz
Fonte:Câmara Muncipal de Sintra
Oportunidades de Negócios entre Portugal e Irão em debate em Sintra
Este seminário conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e de membros da embaixada do Irão.
No âmbito da estratégia da autarquia para promover as relações empresariais entre o tecido empresarial do concelho e de outras economias, esta iniciativa insere-se numa estratégia global, que tem como objetivo conhecer as potencialidades de negócios e investimentos no Irão, num quadro de internacionalização da economia sintrense, e apoiar a diversificação dos setores de negócio do tecido empresarial do município.
Fonte: Câmara Municipal de Sintra
Ligação de Belas ao mar começa a ganhar forma
A nova ligação entre Belas e a foz do Rio Jamor começa a ganhar forma. Basílio Horta percorreu esta segunda-feira parte do trajeto que integra o Eixo Verde e Azul, projeto que cria uma nova via pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira, em Belas, e a foz do Rio Jamor.
Este trajeto, que se inicia no futuro parque municipal da Serra da Carregueira, está em desenvolvimento ao longo do Rio Jamor até à foz, no concelho de Oeiras.
O Parque Urbano Felício Loureiro em Queluz, estando situado nas margens do rio, será parcialmente integrado neste percurso de mobilidade suave.
Esta primeira empreitada do projeto em execução implicou um investimento superior a 1 milhão e 700 mil euros, estando a sua inauguração prevista para abril do próximo ano.
O Eixo Verde e Azul implica um investimento de cerca de 11,3 milhões de euros no município de Sintra e beneficiará directamente um total 60 mil cidadãos.
“Este é um projeto estruturante para Sintra, que promove a conetividade ecológica em meio urbano, salvaguarda os riscos de cheias e protege o património histórico-cultural e é também um importante instrumento para romper com o passado, devolvendo assim o espaço público às pessoas e valorizando as nossas cidades e vilas”, destacou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.
Fonte: Camara Municipal de Sintra