Alunos do ISCTE visitam a Apametal

Um grupo de cerca de 35 alunos do curso de Tecnologias Digitais e Automação do ISCTE de Sintra, do primeiro e segundo anos, visitou as instalações do Grupometal, acompanhados pelos professores Mariana Jacob Rodrigues e Octavian Postolache.
Durante a visita, exploraram setores como a Assembly Line Division, Apatronics, Laser, Robótica e Fresas, onde tiveram contacto direto com processos automatizados de fabrico. A experiência proporcionou uma visão prática da aplicação de tecnologias avançadas na indústria, reforçando a ligação entre o conhecimento teórico e a prática profissional.
Os alunos observaram processos avançados de montagem automatizada, e outros departamentos que integram tecnologia de ponta na produção industrial. A experiência permitiu aos alunos compreender na prática como a inovação e a automação impulsionam a eficiência e a qualidade nos processos industriais.
A visita foi conduzida pelos administradores Adriano Lourenço e Alexandre Lourenço, tendo sido possível a troca de ideias sobre as tendências tecnológicas que moldam o futuro do setor.

Grupometal apoia a próxima geração de engenheiros do ISEL Formula Student

 

O Grupometal tem orgulho em apoiar a próxima geração de engenheiros no ISEL Formula Student 2023-2024, uma competição mundial onde o talento, a inovação e o conhecimento técnico se unem para criar soluções automotivas de alto desempenho. 
No evento, estudantes de engenharia de todo o mundo projetam, constroem e testam monolugares, avaliados em critérios como resistência, custo e design de engenharia.
Este ano, pela primeira vez na história da IFS, alcançaram o planeamento, desenho e construção de um protótipo completo em menos de um ano, conquistando lugares de destaque na competição.
Estes resultados refletem o esforço coletivo, da dedicação desta equipa e do apoio de todos os patrocinadores.
Estamos ao lado do ISEL na construção de um futuro mais dinâmico e tecnológico!

Apametal marca presença na Conferência “Sintra do Futuro: Talento, Competitividade e Inovação”

A Apametal, representada pelo seu Administrador Adriano Lourenço, esteve presente no passado dia 22 de outubro, na Conferência “Sintra do Futuro: Talento, Competitividade e Inovação”, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Sintra e do ISCTE.
As empresas e indústrias estão em constante evolução, com metas tecnológicas e de sustentabilidade muito ambiciosas. E no concelho de Sintra, um concelho de grande dinamismo e diversidade empresarial, concentram-se algumas dessas empresas que tanto contribuem para a economia nacional e para a criação de emprego qualificado.
A conferência foi palco de um debate de ideias sobre as estratégias fundamentais para a atração e capacitação do talento jovem que permita, num cenário de constante mudança e adaptação dos modelos de negócio, promover a competitividade das indústrias e assegurar o crescimento económico fundamental para o bem-estar das gerações futuras.
Foram abordados grandes temas como a capacidade da atração de talentos, a inovação e a sua importância para o sucesso de qualquer empresa. Inovação não só no desenvolvimento de novas tecnologias, mas inovar na promoção de novas formas de trabalhar, com processos mais eficientes. Quando uma empresa se posiciona como inovadora, ela atrai profissionais que são movidos pelo desejo de criar, de fazer a diferença e de serem desafiados.
A inovação permite que as empresas criem produtos de maior valor agregado, melhorem a eficiência dos processos produtivos e reduzam custos. Além disso, ajuda a identificar novas oportunidades de mercado e adaptar-se rapidamente às mudanças no comportamento dos consumidores.
A inovação é um dos principais pilares para promover a competitividade das indústrias. Num mercado globalizado, onde a concorrência vem de todos os lados, inovar é a chave para diferenciar-se e conquistar novos mercados.

Créditos fotográficos: PMI Tabaqueira

A Apametal e Ng5 marcam presença na FESPA em Amesterdão

A FESPA, Global Print Expo 2024, abriu as portas aos visitantes na manhã de 19 de Março, recebendo-os nos seis salões do centro de exposições RAI em Amsterdão, num dos maiores eventos que reunirá mais de 500 expositores oriundos dos quatro cantos do mundo.
Com mais de 80 novos expositores e mais de 100 lançamentos globais de produtos, os organizadores garantem que a feira de 2024 promete muita inovação em produtos, soluções e equipamentos.
Neil Felton, CEO da Fespa, mostra-se confiante no sucesso do certame que durante quatro dias promete o melhor aos seus expositores e visitante: “Amesterdão é uma cidade maravilhosa para receber: já estamos aqui há quatro dias [como organizadores] e há um sentimento muito bom em relação à cidade, e é ideal para as pessoas virem, renovarem contatos e semear novos negócios, num ambiente criativo e descontraído”.
A exposição deste ano tem como tema “novas oportunidades”.

A Apametal na Saudi Signage Expo na Arábia Saudita 

Entre dos dias 5 e 7 de Março deste ano, a Apametal marcou presença na Saudi Signage Expo na Arábia Saudita, no que provou ser o maior evento do Médio Oriente para as indústrias digitais, de impressão, gráfica e imagem.

Na Saudi Signage Expo, os visitantes terão a oportunidade de experimentar em primeira mão as mais recentes tecnologias, melhores práticas e estratégias inovadoras que estão a impulsionar o mercado”, disse Muhammed Kazi, vice-presidente de construção da DMG events, organizadores da Saudi Signage Expo.

O evento de três dias serviu como um ponto de encontro crucial para as indústrias digital, impressa, gráfica e de imagem.

Na Saudi Signage Expo a Apametal tem a oportunidade apresentar as soluções inovadoras em prática e como elas acompanham o cenário de desenvolvimento tecnológico mundial.

É uma oportunidade de contactar com atuais e futuros clientes, compreender as suas necessidades e mostrar como as tecnologias e as soluções podem ajudar as empresas a crescer.

Mais de 100 empresas estão representadas na Saudi Signage Expo em seis setores principais, incluindo impressão de grande formato, sinalética, imagem corporativa, marketing digital e merchandising. Estas empresas vêm de mais de 10 países, incluindo Bélgica, Egipto, Omã, Portugal, Qatar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Turquia e China.

Apametal recebe alunos Polacos em regime de estágio

A Apametal recebeu, de Fevereiro a Março de 2024, um grupo de sete estudantes Polacos, de diferentes áreas ligadas à Programação e Electrónica, em regime de estágio, inserido no Programa Europeu de mobilidade educacional intitulado: “PZS, estudantes a caminho do sucesso de trabalho Europeu”.

Este programa educacional, fundado e reconhecido pela União Europeia, conta com o apoio de fundos europeus para o Desenvolvimento Social (2021-2027).

Esta experiência irá, seguramente, contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estagiários, através da aquisição de conhecimentos técnicos, pela experiência multicultural e internacional num país da União Europeia.

Escola Profissional Amar Terra Verde visita a Apametal

A Apametal recebeu, no passado mês de Maio, a visita de um grupo de alunos do ensino profissional, da EPATV - Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), do curso de Produção Metalomecânica, acompanhados pelos professores: Ermelinda Leão e Dário Freitas.
“Na Apametal tivemos um grande prazer em receber este grupo, esclarecer dúvidas e falar sobre as espectativas profissionais de cada um. Foi uma experiência muito enriquecedora para ambas as partes.”
Durante esta visita, os alunos tiveram oportunidade de observar os vários processos de produção, desde o desenvolvimento dos projetos, engenharia, serralharia, pintura, robótica, laser, acrílicos, etc.
“Na Apametal gostamos de receber estes grupos de alunos curiosos pelo mercado de trabalho e gostamos de transmitir, para além de todo o conhecimento técnico inerente ao desenvolvimento de cada produto, a importância da segurança, higiene no trabalho e proteção ambiental, fundamentais para o bem estar de cada colaborador.”
Estas visitas servem para complementar e consolidar os conteúdos lecionados em sala de aula e este contacto com a realidade empresarial assume um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.

Apametal apoia a IPSS Ajuda de Mãe


"A Ajuda de Mãe (Associação de Solidariedade Social) solicitou o nosso apoio na produção de rollups, para a divulgação do seu trabalho nos diversos eventos em que participa, e que muito contribuem para a angariação de donativos para o funcionamento da instituição.

Tivemos muito gosto em contribuir para esta causa cujo objetivo principal é apoiar cada Mãe e cada Família de modo a que o nascimento do Bebé seja um fator de melhoria da sua vida e da vida familiar.

Fomos recebidos, com enorme simpatia e gratidão, pela Presidente desta instituição Madalena Teixeira Duarte a quem muito agradecemos."

 

Todos os donativos beneficiam dos incentivos fiscais previstos na Lei. Na Ajuda de Mãe aceitam donativos em condições de distribuição, que ajudem a minorar as carências das famílias que apoiam.

Conheça melhor esta instituição e saiba como ajudar em www.ajudademae.pt

Agrupamento de Escolas D. Carlos I participa no Plano Nacional das Artes

No âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA), o Agrupamento de Escolas D. Carlos I, em Sintra solicitou apoio à Apametal para o desenvolvimento e produção da peça “KARKIA", criada a partir da imagem de uma garça, pela sua simbologia ligada à transcendência, à liberdade, à capacidade de olhar a vida desde o alto, não se distraindo, nem se deixando aprisionar pelo mundo quotidiano. "KARKIA" nome escolhido para a designar, pretende representar um objecto artístico sem género, símbolo da inclusão, uma das chancelas do Agrupamento de Escolas D. Carlos I. Uma escultura em ferro, com um metro e meio de largura e dois de altura, com vários compartimentos em forma de coração, onde a comunidade escolar é convidada a deixar representações dos seus sentimentos e emoções: respeito, simpatia, cooperação, solidariedade e autonomia.
O projeto é assinado pela artista plástica, Margarida Guerra e pela Directora do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, Joana Oliveira, que contam com um vasto trabalho ao serviço da comunidade escolar.

A Bienal Cultura e Educação 2023, que decorrerá de 1 de março a 30 de junho de 2023, terá cariz nacional e será dirigida à infância e juventude, e visa refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa.

Mobilidade elétrica a custo zero

Protótipo de carregador solar inovador apresentado em Portugal

Solar Car Charging Palm é uma nova solução para e-mobility que promete revolucionar o mercado energético para os carros elétricos.
Conceito  português, desenvolvido com recurso a tecnologia alemã, Solar Car Charging Palm incorpora inovações tecnológicas que a tornam num dos mais eficazes sistemas de produção e armazenamento de energia solar para o carregamento de carros elétricos do mercado.

Funciona 100% a energia solar, produz energia 100% renovável a custo zero para o utilizador. O objectivo deste protótipo é a democratização do acesso a carregamentos L2 sem os elevados custos energéticos tipicamente associados ao carregamento público.

O design foi concebido para optimização da exposição solar de uma forma inspirada na natureza, permitindo maximizar a exposição todo o ano, reduzindo os impactos atmosféricos e das sombras. Uma inovação introduzida são Painéis Palm desenvolvidos pela SBFC Hightech que, devido ao seu baixo perfil e dupla face, produzem até 25% mais que os painéis tradicionais, permitindo desta forma uma alta densidade por m2, ou seja, uma produção mais elevada em áreas pequenas.

Este protótipo para abastecimento 100% solar foi concebido para o segmento de utilizador médio, que percorre diariamente cerca de 100 kms, permitindo carregar 50 - 100 Km em cada hora, de uma forma sustentável e potencialmente gratuita.

O sistema Solar Car Charging Palm pode também integrar sistemas de carregamento de alta potência quando ligado à rede eléctrica através de uma gestão energética híbrida, reduzindo desta forma os custos energéticos totais.  

 

Carregamento sustentável auto-suficiente. 

Velocidade de 5 a 10 kWh de carregamento, 25 a 50 kW em baterias LiFePO4, de energia 100% renovável, independente da rede elétrica, a custo zero.  

 

A Solar Car Charging Palm é compatível com os sistemas de carregamento automóvel existentes. Permitindo poupanças energéticas significativas e a redução da sobrecarga das redes.
 

Protótipo disponível nas instalações da APAMETAL, na Rua Alto do Forte, nº 5 em Rio de Mouro

inovador apresentado em Portugal

 

APAMETAL, 43 anos pela qualidade total, celebrados no suplemento Inovação & Estratégia do Semanário SOL desta semana.

Suplemento APAMETAL_Março 2021.pdf (0)

Novo Polo Industrial nasce no condomínio da Apametal

Um projecto do Grupometal, nasce no actual condomínio da Apametal,

que pretende impulsionar a produção industrial e emprego em Sintra

A implantação do Polo Tecnológico reforça o posicionamento da administração do Grupometal, no incentivo a novos negócios e criação de mais emprego na região.

Construído em tempo recorde, com acabamentos de grande qualidade, conforto e modernismos, os pavilhões oferecem ao empreendedor toda as infraestruturas e condições necessárias para a criação e desenvolvimento de novas empresas e negócios.

Cada pavilhão dispõe de um piso reservado para escritórios, em regime de open space, com uma área de 450m2.

A implantação do Polo Tecnológico reforça o posicionamento da administração do Grupometal, no incentivo a novos negócios e criação de mais emprego na região. 
Com a atração de novos empreendedores para o Concelho de Sintra, o Polo Tecnológico da Apametal, inicia um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento da região, de olhos postos no futuro, de exportação interna e externa.
Construído em tempo recorde,  com acabamentos de grande qualidade, conforto e modernismos, os pavilhões oferecem ao empreendedor toda as infraestruturas e condições necessárias para a criação e desenvolvimento de novas empresas e negócios.
Cada pavilhão dispõem de um piso reservado para escritórios, em regime de open space, com uma área de 450m2.

Regresso às aulas em segurança

A Apametal tem doado material de segurança individual e colectiva a diversas escolas da Grande Lisboa, para que todos os alunos e profissionais possam retomar as aulas presenciais, com a maior segurança possível.

O Agrupamento de Escolas Luis de Camões em Lisboa agradeceu este generoso donativo, e os diferentes espaços comuns, como podemos ver nas imagens, garantem o distanciamento e segurança recomendados pela Direção Geral de Saúde.

 

Apametal assinala Dia da Criança com donativos em Hospitais pediátricos

De forma a celebrar o Dia da Criança, a Apametal fez uma doação de viseiras infantis em 3 Hospitais pediátricos

25 Hospital Amadora Sintra. 

100 IPOLisboa em parceria com a Gllint.

50 Hospital Dona Estefânia.

A empresa continua de de mãos dadas, com parceiros e entidades de Saúde, porque juntos vamos vencer.

 

 

PUB

A Administração da Apametal, conforme comunicado nos vários meios de comunicação social, informou em finais de março que iria doar, a vários hospitais, centros de saúde, estabelecimentos prisionais, IPOs, bombeiros voluntários, forças de segurança, lares de terceira idade, etc, 15.000 unidades de viseiras de proteção.

À data de hoje, cumpre-nos informar que tal iniciativa se encontra concluída.

A mesma teve o apoio dos nossos fornecedores de matéria prima, DAGOL e PLEXICRIL (Policarbonato e PETG), bem como a colaboração do Grupo Desportivo de Rio de Mouro que através dos seus associados, em grupos familiares, procederam à finalização da produção das mesmas.

Para todos eles O NOSSO BEM HAJA.

Esta nossa iniciativa teve como finalidade, e no momento mais crítico da pandemia COVID-19, proteger os nossos profissionais de saúde e todos os envolvidos nos restantes serviços, afim de minimizar o seu risco de contágio.

www.grupometal.com

 

Apametal abriu hoje loja virtual

O que começou por ser uma resposta aos pedidos de produtos de proteção que chegaram de todo o país, transformou-se num enorme projecto onde a Apametal apresenta estes diversos produtos, acessíveis a todos.
Impulsionados pelo facto de estas Viseiras de PETG e os Óculos de Proteção estarem devidamente certificados, e com a vontade de que possam chegar a mais pessoas, a Apametal abriu uma loja online com entregas para Portugal e com diversos métodos de pagamento.
Deixamos o convite para entrar e partilhar:
https://loja.apametal.com

Eduardo Cabrita visita Apametal que actualmente produz viseiras e óculos de proteção

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, visitou, esta quarta-feira, acompanhado pelo diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Magina da Silva, a empresa Apametal, em Rio de Mouro. Esta fábrica tem produzido, desde o início da pandemia Covid-19, viseiras e óculos de proteção que têm sido fornecidos à PSP, a hospitais e a corpos de bombeiros.

Fonte: Agência Lusa

Apametal produz milhares de viseiras para doar a Hospitais e outras entidades

O Grupometal vai doar 800 viseiras de proteção ao Hospital Amadora-Sintra. "Eles estão entre os milhares de portugueses que vivem e trabalham em Sintra e trazem na alma aquilo que nos une enquanto nação", reage Basílio Horta, Presidente da Câmara de Sintra, no facebook à iniciativa solidária. 


Adriano Lourenço, administrador do Grupometal

A empresa Apametal em Rio de Mouro, no concelho de Sintra está a produzir viseiras de proteção que vai entregar em diversos hospitais. A primeira entrega de 800 viseiras foi esta semana, no Hospital Amadora Sintra. 
A empresa que tem neste momento pessoas a trabalhar em casa, conseguiu reunir centenas de pessoas para montar os primeiros dispositivos, que permitirão produzir em ambiente fabril, o material de proteção.
“Verificámos que no mercado há uma grande carência de viseiras de proteção hospitalar”, adiantou à SIC, Adriano Lourenço, da Administração do Grupometal. “Desenvolvemos um produto na nossa fábrica e vamos entregar as viseiras ao nosso hospital de referência, o Amadora-Sintra, na manhã desta segunda-feira”.
“Estamos a produzir e já em fase de acabamento mais de 2500 máscaras que vamos terminar na segunda feira com a colaboração de todos os nossos parceiros”, sublinha Adriano Lourenço, anunciando que o objectivo é chegar às 8 mil, para responder a várias solicitações no país.
Este é o resultado dos últimos dias de trabalho, desenvolvido em parceria com outras entidades que envolveu também o Clube Desportivo de Rio de Mouro, Rinchoa e Mercês.

Reportagem da RTP1 na Apametal

 

ODISSEIAS faz doação de 400 viseiras a hospitais, com o apoio da Apametal

 
 
As viseiras de proteção são essenciais para reduzir o risco de infecção das equipas médicas. A ODISSEIAS adquiriu este material através da Apametal, que reconverteu a sua produção para responder a esta emergência e a todos os pedidos de apoio que recebe diariamente. Em colaboração estreita com este parceiro e com acesso a um valor mais baixo conseguiram realizar mais uma doação de material essencial ao Hospital de Santa Maria e ao Hospital de São João.
#JuntosVamosConseguir

PSP oferece Viseira Apametal a Tânia Ribas de Oliveira

Apametal continua a distribuir milhares de viseiras todos os dias

 
Estas peças de proteção chegaram a milhares de profissionais na área da saúde, polícias, GNR, funcionários de lares de idosos, entre outros.
A produção vai continuar, com o apoio de parceiros e amigos, e na próxima semana este número vai aumentar.
#vamostodosficarbem

Viseiras entregues na Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão

A produção e rápida distribuição das equipas para Apametal não param. A empresa abraçou esta causa e tem trabalhado de forma incansável para dar resposta aos milhares de pedidos que chegam de todo o país.

O sorriso de quem recebe estes donativos reflete a gratidão destes profissionais, perante gestos como estes.

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca agradece donativo de viseiras

A  Apametal, no apoio e solidariedade aos profissionais de saúde do HPDFF com a entrega de viseiras, faz a diferença no dia a dia de quem dedica horas a cuidar e a ajudar os outros.
Os profissionais de saúde manifestam um profundo agradecimento à Apametal pela doação realizada, salientando a participação cívica e humana da entidade no combate à pandemia de COVID-19.
Obrigado APAMETAL!

Sintra

Agualva cria ‘Mercearia Solidária’

Junta de Freguesia identifica, semanalmente, dez novos casos de pedidos de ajuda. Quando, no final de 2011, foi inaugurada a Loja Solidária, ficou desde logo expressa a vontade da Junta de Freguesia de Agualva ter também bens alimentares à disposição da população carenciada, por uma questão de...

<< 1072 | 1073 | 1074 | 1075 | 1076 >>

Cascais

Verão no Parque já tem música

Desde o passado sábado, 25 de julho, dois dos 15 Parques de Cascais que integram a iniciativa "Verão no Parque" vão passar a ter música ao vivo. Várias bandas filarmónicas do concelho de Cascais animam estes espaços criados para aliviar a pressão sobre as praias em tempos de pandemia. Consulte...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Oeiras

Oeiras adquiriu 10 mil testes de diagnóstico de COVID-19 para profissionais de 1ª linha e entidades locais

Tendo presente o atual contexto epidemiológico e com o objetivo de minimizar os impactos negativos decorrentes da pandemia COVID 19, uma das medidas adotadas pelo Município foi a aquisição de 10.000 testes para diagnóstico de COVID 19, o que correspondeu a um investimento de €191.880,00 (testes +...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

TDGI e Apametal doam 600 viseiras ao Hospital de Cascais

Foram hoje doadas, ao Hospital de Cascais, 500 viseiras pela TDGI - Tecnologia de Gestão de Imóveis, SA, e 100 viseiras pela Apametal. 

A Apametal agradece muito este apoio, que lhes permitirá aumentar a produção de viseiras e chegar a mais profissionais de saúde.

Forças de segurança homenageiam profissionais de saúde

Forças de segurança e corpos de bombeiros realizaram esta sexta-feira uma acção de agradecimento aos profissionais de saúde pelo seu “esforçado trabalho” no combate à pandemia de Covid-19 com desfiles junto a vários centros hospitalares, um pouco por todo o país.
O porta-voz da Direcção Nacional da PSP, Nuno Carocha, explicou que a homenagem consistiu num desfile de viaturas da polícia e de instituições que se associaram à iniciativa da PSP. Junto aos hospitais, os participantes na homenagem saíram das viaturas por breves momentos, ao som do Hino Nacional, havendo um elemento da PSP que entregava ao responsável da instituição um cartaz a destacar “o trabalho e o profissionalismo”.
Foram cerimónias simbólicas, breves, que não interferiram com o normal funcionamento das instituições.
Forças de segurança e corpos de bombeiros vão realizar esta sexta-feira uma acção de agradecimento aos profissionais de saúde pelo seu “esforçado trabalho” no combate à pandemia de covid-19 com desfiles junto a vários centros hospitalares do país.
 
O porta-voz da Direcção Nacional da PSP, Nuno Carocha, explicou que a homenagem vai consistir num desfile de viaturas da polícia e de instituições que se associaram à iniciativa da PSP. Junto aos hospitais, os participantes na homenagem sairão das viaturas por breves momentos, enquanto toca o Hino Nacional, havendo um elemento da PSP que entregará ao responsável da instituição um placard a destacar “o trabalho e o profissionalismo”.

Apametal entrega viseiras na GNR de Faro

Foi efectuada mais uma doação de viseiras na Brigada de Trânsito da GNR em Faro, recebida pelo Sargento Chefe José Rodrigues e José Leal.

Muito obrigada a estes e a todos os agentes de segurança, pelo seu trabalho, coragem e dedicação.

Todos juntos somos mais fortes.

Amadora

Orçamento Participativo na Amadora de 12 maio a 22 junho

A 11.ª edição do OP Amadora dá continuidade à política de aproximação aos cidadãos que tem vindo a ser prosseguida pela Câmara Municipal da Amadora. Neste sentido, os cidadãos vão ser novamente desafiados a participar na vida da cidade, apresentando propostas entre 12 de maio e 22 de junho, e...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Profissionais do Hospital de Coimbra agradecem donativo de viseiras

Equipas do Hospital de Coimbra agradecem donativo de viseiras entregue pela Apametal, empresa do Grupometal, sediada em Sintra.

Este generoso donativo vai permitir manter estes profissionais em segurança, no combate diário ao Covid 19.